Política de Proteção de Pessoas Vulneráveis

Como a Revista Latinoamericana de Odontopediatría publica estudos que envolvem crianças e outras populações vulneráveis, os autores devem cumprir determinados requisitos para garantir que todos os trabalhos publicados atendam aos mais altos padrões éticos em relação a populações vulneráveis, incluindo crianças, populações indígenas, pessoas com deficiências, baixa escolaridade, condições financeiras precárias e mulheres. Essa política se aplica a todos os tipos de manuscritos, incluindo pesquisas, revisões, relatos de casos e editoriais, abrangendo proteção de identidade, uso de imagens e processos de pesquisa.

O consentimento informado dos participantes ou de seus representantes legais e o consentimento da criança, conforme o caso, devem ser obtidos e documentados. Em situações que exijam permissões especiais, como pesquisas realizadas com populações indígenas, elas devem ser claramente especificadas na seção de materiais e métodos do manuscrito. Os seguintes requisitos devem ser declarados durante o envio do artigo

  1. Consentimento informado: todos os estudos devem ter o consentimento informado dos pais ou responsáveis legais e, quando apropriado, o consentimento de menores.
  2. Aprovação ética: todos os estudos devem ter sido aprovados por um comitê de ética em pesquisa reconhecido, cujo parecer deve ser mencionado no manuscrito.
  3. Respeito e segurança: a pesquisa deve minimizar qualquer risco físico ou psicológico para os participantes.

O principal objetivo dessa política é proteger pessoas vulneráveis e promover a ética na pesquisa, garantindo que os artigos publicados respeitem os direitos e a dignidade de todos os indivíduos envolvidos.